sábado, 27 de agosto de 2011

EXPERIÊNCIA VIVÊNCIA PELO BOLSISTA PIBID BENEDITO


DICA DE FILME
FILME: MEU FILHO, MEU MUNDO




      Ruam é um garotinho que nasceu e começa a se desnvolver como todos os outros meninos de sua idade. Até que, com o passar do tempo, seus pais percebem que algo não está acontecendo como o esperado. Ruam é um garoto com um olhar distante, sem interesse nas interações sociais e parecendo viver em um outro mundo. 
      A busca pelo diagnóstico responde para os pais o que eles supeitavam: Ruam tem autismo.
          Um filme comovente e que traz uma bela lição de vida.

           Benedito: 
        Quando assistir este filme tive, inspirações para poder seguir em frente na minha carreira discente, ao qual o desafio lançado para minha pessoa e que considerava muito difícil, com o passar do tempo, tudo ficou ainda mais claro e eu tive confiança em mim, e fui logo eu busca pelo conhecimento, fazendo leituras, tive apenas paciência em que o cansaço jamais iria me vencer.  

Caso queiram saber mais sobre o filme e o autismo e só fazer perguntas através do comentário ou mande um e-mail caso queira mais informações.



ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



 Luciana Moraes
     
     Essa concepção de língua escrita e sua aquisição nos remetem automaticamente a um ponto de reflexão: Para que os professores querem ensinar os alunos a ler e a escrever?
    Pensando nos objetivos da alfabetização, pode se dizer que eles não querem ensinar escrita e a leitura como atos de pura codificação e decodificação. Muito mais do que aprender um sistema fechado, a aquisição da língua escrita deve estar a serviço da formação de sujeitos críticos e pensantes, capazes de se expressar e de compreender o mundo. Alfabetizar não é, pois, um exercício de mera informação, mas de promoção do desenvolvimento humano, de formação do sujeito e conquista da cidadania. E, nessa perspectiva, é também um investimento na sociedade democrática. Os alunos devem ler para muito além das marcas de impressão das palavras. Respeitando a compreensão sobre a natureza da língua escrita, é essa a meta para quem se propõe a ensinar alguém a ler e escrever. 
    A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
  Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever (ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza à escrita e sabe "responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente”.
              
↑ Soares, Magda. Alfabetização e letramento. [S.l.]: São Paulo: Contexto, 2003.
1.    ↑ http://matematica-leitura.planetaclix.pt/indice_do_metodo_global.htm
2.    LETRADO. In: MICHAELIS Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 22 agosto. 2011.

SEMANA ACADÊMICA IEMCI





Semana Acadêmica do IEMCI, um evento institucional caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade.
         Pensada e preparada para reunir discentes e docentes em torno de atividades científicas e culturais, a  Semana Acadêmica do IEMCI visa, não apenas o debate sobre temas atuais de importância para a educação superior e básica, mas também o desenvolvimento de ações que favoreçam a aproximação e a manutenção de contatos permanentes com o ambiente de trabalho futuro.
               Conhecer o trabalho do outros... Dividir informações e preocupações... Apresentar e receber sugestões, criando laços e oportunidades novas de aperfeiçoamento profissional e cultural é também formas para gerar e socializar conhecimentos.
A participação de todos foi importante para o sucesso desta Semana Acadêmica.
Neste ano de 2011 o PIBID e docentes, estavam presentes na Semana Acadêmica apresentando inclusive alguns trabalhos realizados tanto na graduação quanto no PIBID.
Estudantes e professores de 22 à 26 de Agosto promoveram palestras, mini-cursos e apresentações de trabalhos.
Durante toda a semana acadêmica foram realizadas diversas atividades e que no dia 22 de Agosto foi dado o inicio a semana acadêmica com a falar do diretor do instituto Prof. Dr. Adilson Oliveira do E. Santo, e também as palavras do diretor da faculdade, em seguida uma apresentação que serviu de motivação para todos os discentes e docentes presente no auditório, realizada pelo prof.. MSc. Eduardo Paiva de Pontes Vieira e em seguida tivemos uma apresentação do copo docente do instituto.
De 23 a 25 foram realizados três minicursos para os discentes, tanto calouro quanto antigos.
Minicurso de: Alfabetização Científica.
Ministrante: Profa. Neide. 
A articulação do ensino de Ciências com o processo de alfabetização no Brasil, ou seja, do aprendizado da leitura e escrita da língua materna, ainda representa para muitos docentes um problema, sobretudo em termos do conteúdo a ser ensinado e o modo como este deve ser ensinado. As Ciências, naquilo que têm de mais relevante como a possibilidade de exploração e compreensão do meio social e natural à luz de conhecimentos advindos das vivências e informações teóricas dos sujeitos, poderão contribuir, na sua inserção escolar, para a introdução da criança à cultura científica. Se discutidas, sobretudo, em suas interações com a tecnologia e a sociedade, poderão evitar a fragmentação do conhecimento das áreas de saber, construindo uma nova visão curricular para as séries iniciais. Isso significa dizer que, através de observações, comparações, levantamento de hipóteses e aprofundamento de estudos sobre os fenômenos da natureza e outros, é possível se trabalhar numa perspectiva de elaboração de conceitos científicos mais coerentes e relevantes para a vida diária. (Cajas, 2001).
                E durante este minicurso tivemos que apresentar uma miniaula perante a turma, tendo em vista que desde já os novos alunos deste instituto já estão se familiarizando e vivenciando a vida acadêmica.

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE ESTES TRÊS DIAS.




        
Minicurso: Estratégias de Leitura em Francês.
Ministrante: Profa. Dra. Emília Pimenta
Durante este mini curso tivemos a apresentação de leituras de alguns textos em francês, e que tivemos a oportunidade de manter este contato com estes textos, e desde já aprendemos a identificar que e um texto e em Francês e as técnicas utilizadas durante este mini curso para realizamos a leitura dos textos apresentados e estas técnicas foram de fundamental importância para a nossa vida acadêmica, e que esta oportunidade foi muito espetacular, mesmo com as 7,5 horas de minicurso acreditamos que aprendemos um pouco sobre esta língua que e tão importante para a nossa formação.
No dia 26 de agosto das 14 às 17 horas foram realizados diversos relatos de experiência, e que durante o período da tarde tivemos os seguintes relatos como experiências com produção de Oficinas para professores e relato sobre crianças com necessidades de aprendizagem, relatos realizado pelos alunos bolsistas PIBID e também tivemos a apresentação de experiências do Clube de Ciências.

              E durante o período da noite neste mesmo dia foram apresentados alguns trabalhos realizados em sala de aula como relato de experiência, na qual apresentamos as bases epistemológicas e espaço não formal, de forma em que socializamos nossos trabalhos desenvolvidos durante nosso primeiro semestre de 2011 e também tivemos a apresentação do nosso JORNAL ELETRÔNICO e BLOG DO PIBID e IEMCI, e que nossa principal missão e apresentar tanto no jornal quanto no blog, as atividades desenvolvidas na nossa faculdade e escolas ao qual o PIBID tem vinculo e também o encerramento desta. 


      








SEMANA ACADÊMICA IEMCI 
BEM VINDOS AO MUNDO ACADÊMICO - CIENTÍFICO DESTE INSTITUTO                               
                                                                                                                       A DIREÇÃO