Estudantes e professores da Universidade Federal do Pará lotaram
o auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) durante o II Encontro
de Projetos Integrados, promovido pela Diretoria de Projetos Educacionais
(DIPRO/Proeg), que atua na coordenação e elaboração de Programas e Projetos
para a Valorização do Ensino de Graduação. O evento foi realizado nesta
quarta-feira, 14, com o objetivo de socializar os processos e os resultados de
estudos, pesquisas e experiências metodológicas inovadoras em favor da melhoria
do ensino na Universidade.
A mesa de abertura do evento
foi presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, na
ocasião, representando o reitor Carlos Maneschy. Ela ressaltou a satisfação de
ver estudantes e professores reunidos para trocar experiências e poder discutir
os resultados alcançados. “Este evento é uma oportunidade de socializar os
resultados dos projetos de educação coordenados pela Proeg. Também oportuniza a
realização de grande articulação entre pesquisa, ensino e extensão, envolvendo
várias áreas do saber científico”.
A programação seguiu, no turno
da tarde, com sessões de mesas-redondas e a conferência de encerramento sobre o
tema “Política de conhecimento necessária à sustentabilidade amazônica”,
ministrada pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas.
Programas
e Projetos – Entre
os programas educacionais em desenvolvimento nos cursos de graduação da UFPA,
vinculados à Proeg, destacam-se: Programa Integrado de Apoio ao Ensino,
Pesquisa e Extensão (PROINT); Programa de Apoio a Projetos de Intervenção
Metodológica (Papim); Monitoria; Prodocência; Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (Pibid); Novos Talentos, Programa de Licenciaturas
Internacionais, Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação
de Educadores (LIFE). Já os projetos associados à Proeg, somam mais de 200.
A diretora de Projetos
Educacionais e coordenadora do Encontro, professora Marilena Oliveira, também
destacou os três eixos que compõem a formação acadêmica e estão inseridos nas
atividades dos Programas. “Esses programas mostram o quanto é importante a
associação entre ensino, pesquisa e extensão para o percurso acadêmico”.
A estudante do curso de
Filosofia Stephanie Sousa é bolsita de Iniciação à Docência do Subprojeto PIBID
Filosofia há um ano e meio, o qual visa promover nas escolas públicas um estudo
filosófico sobre cinema, a partir da exibição de filmes e dos debates
realizados após as sessões. É o Projeto “Cinesophia”, que ocorre
quinzenalmente, em duas escolas de Belém. Ela relata a experiência vivenciada
em um ano e meio de participação no Projeto: “A vivência é muito ampla, porque
estamos não só em sala de aula, mas também em todos os ambientes da escola.
Esses projetos vêm agregar, complementar a nossa experiência, com domínio de
conteúdo, além de enriquecer nosso currículo”.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação
da UFPAFotos: Alexandre Moraes
TEXTO RETIRADO DO SITE:
FONTE: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6833