quinta-feira, 15 de novembro de 2012

II Encontro de Projetos Integrados socializa resultados




Estudantes e professores da Universidade Federal do Pará lotaram o auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) durante o II Encontro de Projetos Integrados, promovido pela Diretoria de Projetos Educacionais (DIPRO/Proeg), que atua na coordenação e elaboração de Programas e Projetos para a Valorização do Ensino de Graduação. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 14, com o objetivo de socializar os processos e os resultados de estudos, pesquisas e experiências metodológicas inovadoras em favor da melhoria do ensino na Universidade.
A mesa de abertura do evento foi presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, na ocasião, representando o reitor Carlos Maneschy. Ela ressaltou a satisfação de ver estudantes e professores reunidos para trocar experiências e poder discutir os resultados alcançados. “Este evento é uma oportunidade de socializar os resultados dos projetos de educação coordenados pela Proeg. Também oportuniza a realização de grande articulação entre pesquisa, ensino e extensão, envolvendo várias áreas do saber científico”.
A programação seguiu, no turno da tarde, com sessões de mesas-redondas e a conferência de encerramento sobre o tema “Política de conhecimento necessária à sustentabilidade amazônica”, ministrada pela pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Marlene Freitas.
Programas e Projetos – Entre os programas educacionais em desenvolvimento nos cursos de graduação da UFPA, vinculados à Proeg, destacam-se: Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT); Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim); Monitoria; Prodocência; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid); Novos Talentos, Programa de Licenciaturas Internacionais, Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE). Já os projetos associados à Proeg, somam mais de 200.
A diretora de Projetos Educacionais e coordenadora do Encontro, professora Marilena Oliveira, também destacou os três eixos que compõem a formação acadêmica e estão inseridos nas atividades dos Programas. “Esses programas mostram o quanto é importante a associação entre ensino, pesquisa e extensão para o percurso acadêmico”.
A estudante do curso de Filosofia Stephanie Sousa é bolsita de Iniciação à Docência do Subprojeto PIBID Filosofia há um ano e meio, o qual visa promover nas escolas públicas um estudo filosófico sobre cinema, a partir da exibição de filmes e dos debates realizados após as sessões. É o Projeto “Cinesophia”, que ocorre quinzenalmente, em duas escolas de Belém. Ela relata a experiência vivenciada em um ano e meio de participação no Projeto: “A vivência é muito ampla, porque estamos não só em sala de aula, mas também em todos os ambientes da escola. Esses projetos vêm agregar, complementar a nossa experiência, com domínio de conteúdo, além de enriquecer nosso currículo”.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes
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FONTE: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6833