A pedagogia de Paulo Freire era dialógica (baseada no dialogo),onde há interação entre alunos e alunos; alunos e professores; professores e professores; escola e comunidade.
A prática pedagógica evidencia-se pelo diálogo e uma educação comprometida pela democracia que só é possível ser notado dentro de um processo educativo que respeita o professor como sujeito do conhecimento, não se resume a memorização é uma prática em que os sujeitos envolvidos possuem saberes pelo Diálogo.
Para Freire, saber ler o mundo é tão importante quanto a técnica de saber ler a letra. Que vai contra a teoria de educação bancária (o professor deposita conhecimento nos alunos).
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
(Paulo Freire).
"A auto-suficiência, é incompativel com o diálago. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo."
( PAULO FREIRE 1987, Pg. 81)
(Paulo Freire).

"A auto-suficiência, é incompativel com o diálago. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo."
( PAULO FREIRE 1987, Pg. 81)