Texto produzido pelo professor Francisco Hermes Santos da Silva¹ para estudo nas aulas de Estágio de Alfabetização Científica e matemática- Licenciatura Interdisciplinar de educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI-UFPA
A mecanização da escrita é uma necessidade para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Porém, as atividades propostas para esse aprendizado tem sido muito criticadas porque, quase sempre, envolve apenas a mecanização pela mecanização e isto quase sempre é desmotivante para as crianças pequenas. Desta forma, atividade como esta tem sido desaconselhada e, deste desaconselhamento, temos tido muitas gerações de alunos que apresentam péssimas escritas tanto do ponto de vista estético (letras ilegíveis) quanto do ponto de vista ortográfico (palavras grafadas de modo incorreto).
A meu ver é de fundamental importância que os alunos tenham certo número significativo de prática de escrita, a começar pela caligrafia, afim de que os alunos possam ter letras legíveis. Mas, como provocar nos alunos o desejo de repetir a escrita, monitorada por intermédio dos famosos exercícios de caligrafia em desuso na atualidade? Por que são enfadonhos aos alunos?
¹Prof. Dr. Em Educação Matemática- Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do
Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário