LICENCIATURA INTEGRADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS,
MATEMÁTICA E LINGUAGENS
Prática antecipada à docência em espaços não formais de ensino de Ciências, Matemática e Linguagens
Projeto de ensino de biodiversidade animal e vegetal no espaço não formal Museu Paraense Emílio Goeldi.
TEMA: “ MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL”
Glenda Melysa
Juliana Santiago
DOCENTES:
Dr.ª Maria de Fátima Vilhena da Silva
Dr.º José Messildo Viana Nunes
DISCENTES:
Luciana Moraes (bolsista PIBID)
Rafalea Lucena (bolsista PIBID)
David Sales
Dayanne DayllaGlenda Melysa
Juliana Santiago
OBJETIVO:
O objetivo principal é promover um processo de ensino-aprendizagem dinâmico no que tange as questões relevantes a preservação ambiental. Haja vista, os problemas existentes nessa relação homem-natureza,tendo o objetivo de incentivar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental,utilizando atividades experimentais.
Visita a Escola Estadual Madre Rosa Gattorno aos alunos da 2 série do ensino fundamental.
Culminância através de uma atividade investigativa para extraímos os conhecimentos que foram assimilados pelos alunos através de rodas de conversa e da construção de uma árvore de sonhos onde cada aluno colocou sua mensagem de preservação a natureza e destacou o que mais o chamou atenção durante a visita ao museu Paraense Emilio Goeldi.
Prática antecipada à docência em espaços não formais de ensino de Ciências, Matemática e Linguagens
DOCENTES:
Dr.ª Maria de Fátima Vilhena da Silva
Dr.º José Messildo Viana Nunes
ESCOLA:
Escola de aplicação da UFPA
TURMA: turma 2002/9
PROFESSORES DA ESCOLA:
Teresa Imbiriba
Renêe Paula
DISCENTES:
Ana Rodrigues
Charles Albuquerque
Cleide Velasco (Bolsista PIBID)
Elisama Conceição (Bolsista PIBID)
Juliana Torres
Monique Moura
ESCOLA:
Escola de aplicação da UFPA
TURMA: turma 2002/9
PROFESSORES DA ESCOLA:
Teresa Imbiriba
Renêe Paula
DISCENTES:
Ana Rodrigues
Charles Albuquerque
Cleide Velasco (Bolsista PIBID)
Elisama Conceição (Bolsista PIBID)
Juliana Torres
Monique Moura
PRÁTICA DOCENTE NA PRAÇA DA REPÚBLICA
Este patrimônio e nosso
Esta atividade proporcionou a nossa equipe e a mim mesma um grande desafio; gerou insegurança, certo medo, porém isto foi só um ingrediente para o que estava iniciando conosco: o nosso crescimento intelectual; uma visão mais apurada do que nos espera em nossa área de escolha profissional.
Fazer de um espaço não formal um lugar de aprendizagem, no real sentido da palavra, foi uma alegria; planejar, visitar, preparar e dividir em etapas até a execução das tarefas foi trabalhoso e prazeroso, além de recompensador ver todos os envolvidos nesta ação comprometidos com a educação e a valorização deste patrimônio que é a Praça da República.
O Acolhimento da proposta pela Escola de Aplicação, nas pessoas das professoras Renêe Paula e Tereza Imbiriba, além é claro da Direção de ensino e pais das crianças, nos proporcionou segurança para a realização da tarefa. A orientação e o apoio de nossos professores, Messildo, Maria de Fátima, Jesus e do nosso instituto foi essencial.
Entretanto, uma coisa me chamou a atenção e até cheguei a comentar com meus colegas, de modo geral, do planejamento até a execução houve algumas adaptações, mas ainda assim não perdemos o foco do que tínhamos planejado, cumprimos com as metas estabelecidas.
Este trabalho foi realizado na Praça da República com alunos da turma 2002/9 da Escola de Aplicação da UFPA e foi conduzido pelos graduandos Luan, Elisama, Monique, Ana Vitória, Juliana e Cleide Velasco do curso de Licenciatura integrada em Ciências,matemática e linguagens da UFPA.
Prática antecipada à docência em espaços não formais de ensino de Ciências, Matemática e Linguagens
DOCENTES:
Dr.ª Maria de Fátima Vilhena da Silva
Dr.º José Messildo Viana Nunes
DISCENTES:
Carolina do Socorro Mota Magalhães
Clayton Mendonça
Cristiane da Silva da Costa
Edna de Nazaré dos S. Cardoso
Paula Giselle da Costa Rocha
Renata Aparecida Santos de Souza
Público: Alunos da Escola Estadual Madre Rosa Gattorno
Série: 4° ano Turma: F4T90
PRÁTICA DOCENTE NO PLANETÁRIO DO PARÁ SEBASTIÃO SODRÉ DA GAMA
O Planetário do Pará (Sebastião Sodré da Gama) vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA) tem o objetivo de divulgar conhecimento científico de forma lúdica, principalmente de astronomia, mas também outras ciências, assim como Educação Ambiental.
A idéia de construir um planetário em Belém surgiu depois da ultima eclipse que podia ser vista em todo Brasil.
Resumo do filme: O Big Bang, uma das teorias de como surgiu o universo, inicia este programa. Em seguida, mostram-se os astros que compõem o Sistema Solar, iniciando pelo Sol e depois cada um dos seus planetas, além dos cometas e meteoros que viajam pelo espaço. Dando sequência ao programa, é contado um pouco da história dos cometas que marcaram sua passagem pelo céu, como muito medo e preocupação dos povos antigos, que acreditavam ser este fenômeno, um aviso dos céus.
Objetivo:
A partir da apresentação do filme “A origem do universo” na Cúpula abordaremos os conceitos básicos de astronomia.
aos alunos a compreensão dos fenômenos astronômicos. Demonstrando a relação entre a sabedoria popular, ciências e desenvolvimento do conhecimento humano. Apresentamos desse modo o conhecimento científico de forma simples e clara contribuindo para o processo de educação formal a fim de despertar ou aumentar o interesse por astronomia e suas influencias na sociedade para crianças em séries iniciais.
A aula passeio foi executada com sucesso. Atingimos um grande numero de alunos onde os mesmos demonstraram interesse pelo assunto astronômico, foram bastante participativos e observadores durante todas as atividades desenvolvidas no planetário e na sala de aula.
Conquistamos excelentes resultados no que diz respeito ao desenvolvimento do conteúdo proposto, haja vista que este é um assunto de pouca abordagem em salas de aulas. Este trabalho desenvolvido com os alunos possibilitou agregar conhecimentos relevantes acerca da Astronomia e onde os alunos tiveram a oportunidade de perceber que um espaço diferente de sala de aula pode também propiciar grandes descobertas no campo do conhecimento.
DOCENTES:
Dr.ª Maria de Fátima Vilhena da Silva
Dr.º José Messildo Viana Nunes
Dr.º José Messildo Viana Nunes
PRÁTICA DOCENTE NO PARQUE ESTADUAL DO UTINGA
Discentes: Maida Magalhães
Benedito Vieira (Bolsista PIBID)
Ritiane Caetano
Marco Cota
Trabalho executado no dia 17/06/2011 referente ao eixo temático prática antecipada à docência em espaços não-formais de ensino de Ciências e matemática, no Parque Estadual do Utinga, ao qual desenvolvemos diversas atividades relacionada ao meio ambiente, e que tivemos a participação dos alunos da graduação em licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens, aluno Marco Cota, Ritiane, Maida e do bolsista Benedito e também com a participação da aluna da graduação e bolsista do clube de ciências do IEMCI, a aluna Paula, e também da coordenação pedagógica da Escola de Aplicação - EA da UFPA, a professora da turma do Pré-I B, professora Kátia Mesquita, e dos bolsista da EA - Renata e Fabiano e o acompanhamento da realização desta atividade a professora Maria de Fátima Vilhena da silva.
Apresentamos para as crianças a existência da problemática social do lixo jogado nas ruas, pois podem entupir os bueiros, encher os canais e conseqüentemente contaminar rios e lagos, interferindo na vida de todos os seres e na relação entre os mesmos.
Possibilitar uma valorização da água e boa utilização desta, explicando como a água chega as nossas casas, de onde ela vem, o quanto a poluição da água pode prejudicar a vida de todos e que dela dependem e mostrar por que devemos economizar água.
CONTATO COM O AMBIENTE DE TRABALHO
TEMA: LIXO E ÁGUA
AULA-PASSEIO 17/06/2011
saída da EA
colocar foto da saída....
No micro-ônibus
Parada no lago Bolonha
NO TRAPICHE E NO LAGO ÁGUA PRETA
Fantoches na estação de tratamento da Cosanpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário