ANAIS 2o Simpósio em Educação em
Ciências na Amazônia VII Seminário de
Ensino de
Ciências na Amazônia
ISSN 2237-146X 17 a 21 de
setembro de 2012 Manaus—AM
CIÊNCIAS NO PARQUE DO UTINGA – UMA EXPERIÊNCIA COM
CRIANÇAS ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL1
Maria de Fatima Vilhena da SILVA2 [e-mail: fvilhena23@gmail.com]
Benedito do Nascimento VIEIRA3 Universidade
Federal do Pará – UFPA
Maria do Socorro de FREITAS4
Tereza Elvina Florenzano IMBIRIBA5 Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
RESUMO: A experiência apresentada teve como principal objetivo
realizar uma aula de ciências interdisciplinar em espaço não formal com o
propósito de: despertar a atenção para o ensino e integração das crianças
especiais; estudar conceitos de lixo, cuidados e a relação com ambiente;
acompanhar e avaliar o comportamento de crianças com necessidades educativas
especiais durante as atividades. Treze crianças da educação infantil, entre 5 a
6 anos participaram do estudo incluindo-se duas com necessidades educativas
especiais. A metodologia utilizada foi aula passeio acompanhada de apresentação
teatral, observação das plantas, e animais que foram encontrados durante o
passeio/aula. Houve também momentos de identificação de lixo produzido pelo
lanche das crianças e sua destinação em lixeiras especiais. Tivemos ainda roda
de conversa para facilitar a integração das crianças. O resultado da
experiência mostrou que as estratégias utilizadas na aula, provocou nas crianças
com necessidades especiais, atenção, envolvimento e momentos de integração com
as demais crianças. Concluímos que as atividades de ciências desenvolvidas na
Unidade de Conservação Parque do Utinga de Belém despertou curiosidade e
atenção de todas as crianças promovendo uma aprendizagem prazerosa, além de
servir como estratégia de inclusão social.
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Espaço não
Formal. Educação Infantil. Inclusão Social.
_________________________________
1
Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
2 Docente do
Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade. Federal do Pará;
Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMC; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre
Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM.
3 Estudante de
graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e
Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade
Federal do Pará; Bolsista do PIBIDIEMCI.
4 Professora
Coordenadora da Educação Infantil– Escola de Aplicação da Universidade Federal
do Pará
5 Professora
Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
ANAIS 2o Simpósio em Educação em
Ciências na Amazônia VII Seminário de
Ensino de
Ciências na AmazôniaISSN 2237-146X 17 a 21 de setembro de 2012 Manaus—AM
CIÊNCIAS NO PARQUE DO UTINGA – UMA EXPERIÊNCIA COM
CRIANÇAS ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL1
Maria de Fatima Vilhena da SILVA2 [e-mail: fvilhena23@gmail.com]
Benedito do Nascimento VIEIRA3 Universidade
Federal do Pará – UFPA
Maria do Socorro de FREITAS4
Tereza Elvina Florenzano IMBIRIBA5 Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
RESUMO: A experiência apresentada teve como principal objetivo
realizar uma aula de ciências interdisciplinar em espaço não formal com o
propósito de: despertar a atenção para o ensino e integração das crianças
especiais; estudar conceitos de lixo, cuidados e a relação com ambiente;
acompanhar e avaliar o comportamento de crianças com necessidades educativas
especiais durante as atividades. Treze crianças da educação infantil, entre 5 a
6 anos participaram do estudo incluindo-se duas com necessidades educativas
especiais. A metodologia utilizada foi aula passeio acompanhada de apresentação
teatral, observação das plantas, e animais que foram encontrados durante o
passeio/aula. Houve também momentos de identificação de lixo produzido pelo
lanche das crianças e sua destinação em lixeiras especiais. Tivemos ainda roda
de conversa para facilitar a integração das crianças. O resultado da
experiência mostrou que as estratégias utilizadas na aula, provocou nas crianças
com necessidades especiais, atenção, envolvimento e momentos de integração com
as demais crianças. Concluímos que as atividades de ciências desenvolvidas na
Unidade de Conservação Parque do Utinga de Belém despertou curiosidade e
atenção de todas as crianças promovendo uma aprendizagem prazerosa, além de
servir como estratégia de inclusão social.
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Espaço não
Formal. Educação Infantil. Inclusão Social.
_________________________________
1
Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
2 Docente do
Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade. Federal do Pará;
Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMC; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre
Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM.
3 Estudante de
graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e
Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade
Federal do Pará; Bolsista do PIBIDIEMCI.
4 Professora
Coordenadora da Educação Infantil– Escola de Aplicação da Universidade Federal
do Pará
5 Professora
Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário