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ANAIS 2o Simpósio em Educação em
Ciências na Amazônia VII Seminário de
Ensino de  Ciências na Amazônia

ISSN 2237-146X                                                                                                                                                                                        17 a 21 de setembro de 2012 Manaus—AM


CIÊNCIAS NO PARQUE DO UTINGA – UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL1

Maria de Fatima Vilhena da SILVA2 [e-mail: fvilhena23@gmail.com]
Benedito do Nascimento VIEIRA3 Universidade Federal do Pará – UFPA
Maria do Socorro de FREITAS4
Tereza Elvina Florenzano IMBIRIBA5 Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará


RESUMO: A experiência apresentada teve como principal objetivo realizar uma aula de ciências interdisciplinar em espaço não formal com o propósito de: despertar a atenção para o ensino e integração das crianças especiais; estudar conceitos de lixo, cuidados e a relação com ambiente; acompanhar e avaliar o comportamento de crianças com necessidades educativas especiais durante as atividades. Treze crianças da educação infantil, entre 5 a 6 anos participaram do estudo incluindo-se duas com necessidades educativas especiais. A metodologia utilizada foi aula passeio acompanhada de apresentação teatral, observação das plantas, e animais que foram encontrados durante o passeio/aula. Houve também momentos de identificação de lixo produzido pelo lanche das crianças e sua destinação em lixeiras especiais. Tivemos ainda roda de conversa para facilitar a integração das crianças. O resultado da experiência mostrou que as estratégias utilizadas na aula, provocou nas crianças com necessidades especiais, atenção, envolvimento e momentos de integração com as demais crianças. Concluímos que as atividades de ciências desenvolvidas na Unidade de Conservação Parque do Utinga de Belém despertou curiosidade e atenção de todas as crianças promovendo uma aprendizagem prazerosa, além de servir como estratégia de inclusão social.


 Palavras-chave: Ensino de Ciências. Espaço não Formal. Educação Infantil. Inclusão Social.

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 1 Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
2 Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade. Federal do Pará; Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMC; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM.
3 Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará; Bolsista do PIBIDIEMCI.
4 Professora Coordenadora da Educação Infantil– Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
5 Professora Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

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