ENSINO INTERDISCIPLINAR USANDO LITERATURA INFANTOJUVENIL
PIBID – IEMCI -
UFPA
Agência
Financiadora: CAPES
RESUMO
Relatamos acerca de uma oficina sobre
interdisciplinaridade destinada a vinte professores de 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental da Escola pública Madre Rosa Gattorno em Belém. O objetivo foi
trabalhar conteúdos integrados dos anos
iniciais. Iniciamos com as concepções e práticas dos professores sobre
interdisciplinaridade. Diferenciamos conceitos de interdisciplinaridade,
multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade,
e transdisciplinaridade com base nos PCN. Os professores leram a “A História
Estranha de Eduardo Peçanha” onde o personagem, entre outras coisas, toma sopa
de letrinhas e vê figuras geométricas nos objetos. Em quatro grupos planejaram
uma aula com atividades interdisciplinares baseada na história lida. A
socialização dos planos de aula mostrou uma riqueza na integração das
disciplinas. Em seguida apresentamos o plano de aula que havíamos elaborado com
vários exemplos de atividades interdisciplinares. Os professores, em geral,
avaliaram nosso trabalho dizendo ter gostado do exercício, pois esclareceu-lhes
o conceito da interdisciplinaridade para usar nas salas de aula.
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Anos iniciais; Formação de professores.
Referência:
Gilberto Lacerda Santos é autor de
“História Estranha de Eduardo Peçanha”. Ilustrações de Romont Wille. Editora
Globo, 40 páginas.
[1]Bolsista do
PIBID2010-IEMCI – Licenciatura Interdisciplinar em educação em Ciências,
matemáticas e Linguagens-UFPA.
[2] Docente da Licenciatura Interdisciplinar
–IEMCI-UFPA; Coordenadora do Subproprojeto PIBID; E-mail: fvilhena@ufpa.br
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ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONOMICO DOS ALUNOS DA ESCOLA MADRE ROSA GATTORNO
Coordenadora: Maria de
Fatima Vilhena da SILVA[2]
- fvilhena@ufpa.br –PIBID-IEMCI-UFPA
RESUMO
Este
trabalho tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico para o melhor
desenvolvimento do projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência - na escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com
estudo de caso, utilizando técnicas estatísticas de análise descritiva. Como
população amostral fizemos um diagnóstico com 290 alunos da Escola Estadual de
Ensino Fundamental. Madre Rosa Gattorno, localizada na Rua Augusto Correia, bairro
Guamá, Belém–PA. Usamos um questionário com vinte e duas perguntas, sendo treze
fechadas e nove abertas. Após tabulados os dados, os resultados apontaram que a
maioria dos entrevistados tem um perfil socioeconômico baixo. Dos entrevistados,
52,76% vivem de uma economia informal, sendo que a maioria só o pai trabalha e
a mãe é desempregada com Ensino Fundamental incompleto. O quadro revela que os
alunos da escola parecem depender muito do trabalho dos professores para
auxiliá-los em suas tarefas escolares.
Palavras chave: Séries iniciais; Perfil Socioeconômico;
Estatística.
[1]Graduada em Estatística e Graduanda em
Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens – UFPA. Bolsista
do PIBID.
[2] Doutora
em Tecnologia de Alimentos. Docente do Instituto de Educação Matemática e
Científica (IEMCI) da UFPA, Coordenadora do subprojeto PIBID- IEMCI.
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ESTUDANDO CIENCIAS COM OS BICHOS DE JARDIM
Universidade
Federal do Pará-LIEMCI
Universidade
Federal do Pará-LIEMCI
Teresa
Elvina Florenzano Imbiriba[3]-tefimbiriba@yahoo.com.br
Agência Financiadora:
CAPES/MEC/Educação Básica
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 2. Ciências Biológicas
e da Terra
Resumo: Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um
espaço bonito, vivo, cheio de plantas e bichos que despertam um real fascínio e
curiosidade nas crianças. Permite valorizar e conhecer os bichos que ali moram,
dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e
preservação. Com este sentido este trabalho teve
os objetivos de ensinar ciências de modo interdisciplinar, identificando os
animais e agrupando-os por suas semelhanças externas. O trabalho fez parte da
proposta do PIBID. Foi desenvolvido numa sequência de aulas com crianças da
educação infantil da Escola de Aplicação da UFPA. Visitamos o jardim e o bosque
da escola onde observamos quais bichos ali existia. Com auxílio de lupas as
crianças identificaram as partes externas muito pequenas dos bichos. Dos
resultados da experiência foram construídas histórias sobre os animais
estudados e coletado; as crianças organizaram uma ‘coleção’ dos bichos de
acordo com as diferenças e semelhanças observadas. A atividade foi muito produtiva
porque trouxe informações para as crianças relacionadas ao conteúdo de ciências
e proporcionou a interação delas com o meio ambiente, auxiliando na
aprendizagem e motivando a sensibilização e respeito à fauna que ali parecia
ser despercebida.
.
PALAVRAS-CHAVE:
bichos de jardim, natureza, educação infantil.
[1] Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em
Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens - LIEMCI– Instituto de Educação
Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará; Bolsista do
PIBID-IEMCI.
[2] Doutora em Tecnologia de Alimento -Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas-
Universidade. Federal do Pará; Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMC;
Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM
[3] Mestre
em Educação em Ciências e Matemáticas- Docente da Escola de Aplicação da UFPA-
Supervisora do PIBID- IEMCI-UFPA
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ESTUDANDO ANIMAIS DA AMAZÔNIA NA PRÉ-ESCOLA
Antonia dos Santos Corrêa[1]-
antoniacorrea@ymail.com - UFPA
Maria de Fátima Vilhena da Silva[2]-
fvilhena23@gmail.com - UFPA
Rita de Kassia Ribeiro[3]-
ritakribeiro@hotmail.com.br –
UFPA
Agência de Financiamento: CAPES
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. Ciências Humanas
Resumo: Apresentamos resumo de aula que
fez parte das atividades desenvolvidas no PIBID-IEMCI-UFPA. A prática docente teve
como objetivo estudar sobre animais encontrados na Amazônia. Ocorreu com uma
turma de 16 alunos cuja idade varia entre 4 e 5 anos, pré-escolar II da Escola
de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Primeiro, houve um dialogo da
professora da turma com os alunos sobre o que aconteceria na sala ambiente. A
professora solicitou a todos que ouvissem a bolsista atentamente acerca dos
animais. As crianças já haviam visto o assunto antes, mas aquele momento servia
para tirar-lhes as dúvidas. A bolsista explicitou o jogo a ser utilizado - uma
trilha de animais. O jogo tinha por regra: vencia quem chegasse ao fim da
trilha, respondendo às perguntas e curiosidades relacionadas aos animais. Duas
alunas da 2° série da escola caracterizadas de macaco e arara; uma estagiaria
caracterizada de jacaré e 1 aluna do 2° série vestida de arvores, apresentaram
informações preliminares sobre os mesmos. Iniciamos a trilha com 4 grupos de
quatro alunos, os quais avançavam a quantidade de casa indicada pelo dado. O
resultado mostrou que 12 alunos conseguiram chegar ao final da trilha sem
dificuldades, 4 alunos tiveram
dificuldades em ler e identificar as
informações ao lado de cada animal. Concluímos que a aula possibilitou a
interação das crianças em meio ao momento lúdico e aprendizagem de conceitos de
ciências; proporcionou também a elas adquirirem informações sobre outros animais - anta, garça, onça, tucano, típicos na Amazônia, bem como a identificação de algumas
características destes. Além disso, os alunos aprenderam se divertindo com a
experiência dos animais, ali caracterizados, e com a aprendizagem obtida por
meio da trilha.
Palavras chave: animais, pré-escola, jogos, lúdico.
[1]
Bolsista do Programa de Iniciação Científica -
PIBID 2009-IEMCI. Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em
Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação
Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
[2]Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas-
Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação
Patrimonial Ambiental – GEPAM.
[3] Professora
colaboradora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.
Universidade Federal do Pará
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A LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS
Agência de Financiamento: CAPES
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. Ciências
Humanas
Resumo:
A leitura de histórias infantis é importante no desenvolvimento cognitivo da
criança, pois age como um dos facilitadores nos processos de aprendizagens. Neste
relato apresentamos a prática de leitura de literatura infantil. Objetivamos
oportunizar ao aluno o desenvolvimento do gosto pela leitura, de modo que ele
possa descobrir nela uma forma de elaboração de novos pensamentos, expressar emoções,
sentimentos, e ampliação da visão de mundo. O projeto da sequência didática foi
desenvolvido em três aulas, com 34 alunos do 4º ano do ensino fundamental de
uma escola pública do estado do Pará, situada no Bairro do Guamá, em Belém-Pará.
Incentivamos os alunos a lerem o livro infantil “As Férias da Bruxa Onilda” e aproximar
os assuntos veiculados na história a conteúdos de ciências. Durante as leituras
dos alunos observamos quais conhecimentos da linguagem escrita possuíam. Muitos
alunos mostraram dificuldades para ler. Mas, o resultado foi positivo no
sentido de integrar conceitos de valores e da disciplina ciências de forma
esclarecida com atividades práticas. A experiência com a literatura infantil nos
anos iniciais mostrou ser um caminho para levar a criança a gostar de ler,
demonstrar afetividade, elementos importantes para o convívio social na escola.
Ficou claro que é importante para a formação da criança e o desenvolvimento de
diferentes aprendizagens ensinar-lhes a saber
ler, ouvir e contar histórias. Logo, saber ler é um meio de aprender e de
entrar em contato com o mundo real e da imaginação.
Palavras-chave: Ensino fundamental,
Leitura, Literatura Infantil.
[1] Bolsista do PIBID2010-IEMCI – Graduanda do Curso Licenciatura
Interdisciplinar em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens- Instituto de Educação Matemática e Científica
–IEMCI- da Universidade Federal do Pará-UFPA.
[2] Docente do IEMCI-UFPA; Coordenadora do
Subproprojeto PIBID; Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação patrimonial
Ambiental – IEMCI-UFPA
[3] Supervisora da Escola de Ensino
Fundamental Madre Rosa Gattorno – Colaboradora do PIBID-IEMCI-UFPA.
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OS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO ESCRITA
Nilza Santana Rodrigues[3]-
UFPA- Escola de Aplicação
Agência Financiadora:
CAPES/MEC/Educação Básica
RELATO DE EXPERIÊNCIA- 3.
Ciências Humanas
Resumo: Adição e subtração é um tema que exige desafios aos alunos
e professores para tratar nos anos iniciais. Os conhecimentos prévios podem ser
um mecanismo facilitador nas aulas de matemática, para a aprendizagem sobre
subtração e adição. Este trabalho tem o objetivo de relatar aulas de matemática
na turma do 1º Ano/9 que tinha como foco os algoritmos da adição e da
subtração. O assunto foi desenvolvido em duas aulas. Iniciou com contação da
história dos números, seguida de revisão acerca do sistema de numeração
posicional, leitura dos números, diferenciação de números ímpares e pares. Também
utilizamos dicionário matemático, cartaz contendo palavras que davam sentido de
somar e subtrair. Em seguida foi distribuído a cada aluno uma folha com tarefas
que identificavam os algoritmos da adição e da subtração de acordo com os
conhecimentos prévios dos alunos. Os objetivos foram atingidos por grande parte
dado que a maioria dos alunos aprendeu a interpretar e resolver as questões. Os
resultados mostraram que foi além do esperado, pois eles atingiram o nível de
compreensão escrita dos algoritmos. Mesmo estando há curto período na turma, a
bolsista percebeu necessidade de trabalhar mais com o assunto, principalmente,
pela dificuldade que alguns alunos apresentaram nas interpretações das questões
matemáticas, no processo de leitura compreensiva, e no reconhecimento dos
símbolos matemáticos. O apoio das professoras nas orientações quanto ao uso do
material, a didática e o estudo teórico foram importantes na condução da
iniciação à docência nessa atividade.
Palavras chave: Ensino de
matemática; Adição, Subtração.
Agradecimentos: Agradecemos à Supervisora do PIBID, profª
Teresa Elvino Florenzano Imbiriba e ao prof. Francisco Hermes pelo apoio nas
orientações das atividades.
[1] Bolsista
PIBID-IEMCI; Graduanda da Licenciatura em Educação em Ciências, matemáticas e
Linguagens- UFPA
[2]
Coordenadora do Sub-Projeto PIBID-IEMCI, Docente do Instituto de Educação
Matemática e Científica da UFPA
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Benedito do Nascimento VIEIRA [1]
Maria de Fatima Vilhena da SILVA[2]
Tereza Elvina
Florenzano IMBIRIBA[3]
Agência
Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
RESUMO
O tema inclusão escolar é uma
preocupação desde os discentes aos docentes mais experientes. Este relato de
experiência tem como objetivo apresentar experiências de inclusão na iniciação
à docência, por meio do PIBID. A experiência ocorreu na Educação Infantil na Escola
de Aplicação da UFPA cujo foco está voltado para o acompanhamento de duas crianças
com necessidades especiais e com síndromes diferentes – autismo e
hiperatividade. Com o auxílio da professora de sala de aula foram desenvolvidas
atividades lúdicas que favorecesse integração e interação social daquelas
crianças que dificilmente participavam nas aulas. Os resultados das experiências
mostraram que as atividades educativas em conjunto com todas as crianças da
sala possibilitaram incluir as crianças com necessidades educativas especiais.
Enquanto iniciante na docência, muitas dificuldades surgiram para lidar com o
problema, mas o encorajamento, as orientações, auxílios dos professores mais
experientes, os estudos sobre o assunto e o planejamento das aulas foram fundamentais
para promover a superação das dificuldades e a inclusão das crianças com
síndromes ao grupo em geral.
Palavras-chave: Educação
especial; Atividades lúdicas; Inclusão em sala de aula.
[1] Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBID
2009-IEMCI. E-mail: [ benediton.v@gmail.com
]. Estudante de graduação da Licenciatura
Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de
Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
[2] Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas-
Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação
Patrimonial Ambiental – GEPAM. Email: fvilhena23@gmail.com
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COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo: Promover a discussão de
valores e o questionamento em relação à aceitação de si mesmo e dos outros é
uma questão de respeito mútuo, e prepara as crianças para aceitar as
diferenças. O trabalho realizado na turma Pré-II-C, contou com 18 alunos, sendo
desenvolvida em quatro aulas. A atividade iniciou com uma roda de conversa,
estimulando um de cada vez a contar aos colegas qual história que mais gostam
de ouvir e ler em casa e por quê? A maioria deles disse que adoram gibis.
Depois desse diálogo, apresentei diversos tipos de livras de histórias aos
alunos, as informações contidas na capa e no seu interior exploraram o texto
possibilitando o diálogo, e uma delas o livro da Centopéia, Centoleta e
Borbopéia trabalhando com os alunos as informações contidas na capa e no seu
interior, exploramos o texto possibilitando o diálogo para ser trabalhado o gênero,
a entonação da voz, a imaginação e a escrita, promovendo assim, discussão com
os alunos a respeito da leitura (história) apresentada. Feito isso, com algumas
palavras retiradas do livro, essas foram utilizadas na pescaria de palavras,
cada aluno com uma varinha de bambu, pescava uma palavras e com a ajuda dos
colegas decifrava para ser feita a leitura, depois sua construção com o
alfabeto de Eva, montava a palavra, separava as vogais das consoantes e dizia
de quantas letras era constituída a palavra. Para essa atividade, utilizamos o
livro, varas de bambu, serragem, uma caixa de papelão e peixe de cartolina. Os
alunos superam os objetivos, pois participaram das discussões e assimilaram com
êxito as atividades realizadas. A cada experiência em sala de aula e com
público diferente, percebi o quanto tenho aprendido. As crianças têm um grande
avanço na apropriação da escrita, no reconhecimento das letras, leitura e
construção das palavras quando estas são passadas de forma significativa.
Palavras chave: Ensino Infantil,
Apropriação da Leitura e da Escrita e Aprendizagem Significativa.
[1] Bolsista
PIBID-IEMCI; Graduanda da Licenciatura em Educação em Ciências, matemáticas e
Linguagens- UFPA
[2]
Coordenadora do Sub-Projeto PIBID-IEMCI, Docente do Instituto de Educação
Matemática e Científica da UFPA
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CUIDADOS COM AS PLANTAS – UM MEIO DE MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
Antonia dos Santos CORREA[1]
- antoniacorrea@ymail.com –
PIBID-IEMCI-UFPA
Coordenadora: Maria de Fátima
Vilhena da SILVA[2]
RESUMO
O
tema surgiu para envolver mais os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental
da Escola Madre Rosa Gattorno no projeto “Jardinagem e Paisagismo no ambiente
escolar” desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a
Docência do IEMCI-UFPA. O objetivo foi motivar os alunos para obter atenção e
permanência do projeto na escola. As estratégias de motivação foram palestra e
aulas. Abordamos conceitos e técnicas de cuidados que devemos ter com as
plantas, utilizamos textos informativos e executamos atividades práticas.
Tivemos resultados satisfatórios, pois o diálogo motivou a exposição das
experiências pessoais dos alunos e muito envolvimento em todas as fases do
projeto. Os alunos cientes dos problemas e das técnicas demonstraram interesse,
participação e se comprometeram a cuidar das plantas que plantaram na escola. A
experiência oportunizou aos bolsistas valorizar o planejamento, a regência de
classe e integrar saberes sobre a temática meio ambiente.
Palavras-chave: cuidados com as plantas;
motivação; jardinagem e paisagismo escolar.
Financiamento: CAPES
[1]Bolsista do PIBID2010-IEMCI – Licenciatura Interdisciplinar em
educação em Ciências, matemáticas e Linguagens-UFPA.
[2]Docente
da Licenciatura Interdisciplinar –IEMCI-UFPA; Coordenadora do Subproprojeto
PIBID; E-mail: fvilhena@ufpa.br
Andreza Helena Antunes Docente da Escola Madre Rosa Gattorno- andrezantunes@hotmail.com
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UMA SUPERAÇÃO EM SALA DE AULA COM MUITOS APRENDIZADOS
Benedito do Nascimento
Vieira1 – [ benediton.v@gmail.com ].
Universidade Federal do Pará
Maria de Fatima Vilhena
da Silva²- fvilhena@ufpa.br
Universidade Federal do
Pará
Tereza Elvina
Florenzano Imbiriba³- tfimbiriba@yahoo.com.br
Universidade Federal do
Pará
Agência Financiadora:
CAPES/MEC/Educação Básica
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. CIÊNCIAS HUMANAS
Resumo: Trabalhar em sala de aula com crianças
especiais é uma tarefa que exige dedicação, estudo e muita sensibilidade no
exercício docente. O principal objetivo deste relato de experiências é
apresentar alguns desafios no trato com crianças normais e especiais no
processo de iniciação à docência, no PIBID. As atividades aconteceram na Escola
de Aplicação da Universidade Federal do Pará, numa turma de Educação Infantil no
período letivo de 2011. As atividades consistiram em fazer com que todas as
crianças interagissem nas brincadeiras,
jogos, passeios, leituras e outras atividades. O trabalho contava com uma
equipe multidisciplinar: professora orientadora, supervisora do PIBID,
coordenação da educação infantil e professora da sala de aula. As atividades, em geral, contavam com
ludicidade a fim de chamar a atenção das crianças e conseguir integração principalmente
daquelas que apresentavam comportamentos diferentes ou dificuldade de
aprendizagem. A diversidade das estratégias e o atendimento individualizado às
crianças especiais promovia nelas interesse em participar com o grupo. As orientações,
a criatividade e os estudos sobre inclusão e transtorno no desenvolvimento
global contribuíram muito para o aprendizado do bolsista e o desenvolvimento dos
alunos. Ao final do ano de 2011 os resultados foram positivos. As crianças especiais
foram incluídas e se incluíram com e no grupo. Os familiares perceberam o
quanto seus filhos se desenvolveram e se incluíram em sala de aula. Além disso,
o aprendizado como iniciante na docência ocorreu com os próprios obstáculos que
desde cedo foram os grandes desafios.
Palavras-chave: crianças especiais, superação de obstáculos e
aprendizagem.
______________________________________
1Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBID
2009-IEMCI. Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em
Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação
Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
2 Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas-
Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação
Patrimonial Ambiental – GEPAM. Email: fvilhena23@gmail.com
3 Professora Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade
Federal do Pará
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BOLETIM INFORMATIVO- UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PIBID NA UFPA
Maria de Fatima Vilhena da Silva[3]
Universidade Federal do Pará-Instituto de Educação
Matemática e Científica
Agência Financiadora: CAPES
RESUMO
O Boletim Informativo
eletrônico é uma inciativa do PIBID-IEMCI que surgiu com o objetivo de divulgar
atividades realizadas nas escolas parceiras do Programa e no Instituto de
Educação Matemática e Científica onde acontece a Licenciatura Integrada da qual
fazem parte os bolsistas. É editado e supervisionado pela coordenadora do
subprojeto PIBID-IEMCI, com responsabilidade das reportagens e postagem dos
bolsistas. Sua edição é bimestral. As matérias contam com textos resumidos,
entrevistas com profissionais especializados, participação de diretores, professores
e estudantes das escolas e da Licenciatura da UFPA. Os eventos como exposições,
campeonatos, minicursos, aulas, palestras, oficinas são divulgadas, buscando
incentivar ainda mais a realização de atividades acadêmicas. Por meio do
Boletim Informativo estudantes e professores da Licenciatura tem facilitado o
acesso aos acontecimentos do PIBID-IEMCI e na Universidade especialmente no
Instituto IEMCI. A postagem no site da UFPA/IEMCI é um estímulo e um mecanismo
de integração de pessoas e entre os espaços educativos fora e dentro da
academia. Alunos e professores perceberam que utilizar essa mídia é instrumento
de leitura e escrita acerca de questões relacionadas a conhecimentos da área de
ciências, matemáticas e linguagens e tem provocado nos ingressantes do curso,
procura em participar de atividades dos nossos projetos. O ato de compartilhar
resultados do PIBID despertou nos estudantes aumento no interesse de divulgação
dos trabalhos relacionados à Educação. Essa experiência é considerada pelas participantes
do Projeto uma das melhores experiências de integração no Programa, posto que é
possível aproximar pessoas, divulgar e disseminar conhecimentos e experiências
de todos os envolvidos pela qualidade da educação.
Palavras-chave:
mídia eletrônica, integração, PIBID, divulgação, disseminação.
[1] Graduada em Estatística e Graduanda em
Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens – UFPA. Responsável pelas matérias
e postagens no site.
[2] Graduanda em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens
– UFPA. Responsável pelas matérias e postagens no site.
[3] Coordenadora
do Projeto Boletim Informativo, responsável pela edição e supervisão das
matérias publicadas; Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica
da UFPA – IEMCI-UFPA; Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMCI
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