RESUMOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA



ENSINO INTERDISCIPLINAR USANDO LITERATURA INFANTOJUVENIL

 

Kamila Dias da SILVA[1] - kamila_dias22@hotmail.com
Coordenadora: Maria de Fátima Vilhena da SILVA2 – fvilhena@ufpa.br

PIBID – IEMCI - UFPA

Agência Financiadora: CAPES

RESUMO


Relatamos acerca de uma oficina sobre interdisciplinaridade destinada a vinte professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola pública Madre Rosa Gattorno em Belém. O objetivo foi trabalhar conteúdos integrados dos anos iniciais. Iniciamos com as concepções e práticas dos professores sobre interdisciplinaridade. Diferenciamos conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, e transdisciplinaridade com base nos PCN. Os professores leram a “A História Estranha de Eduardo Peçanha” onde o personagem, entre outras coisas, toma sopa de letrinhas e vê figuras geométricas nos objetos. Em quatro grupos planejaram uma aula com atividades interdisciplinares baseada na história lida. A socialização dos planos de aula mostrou uma riqueza na integração das disciplinas. Em seguida apresentamos o plano de aula que havíamos elaborado com vários exemplos de atividades interdisciplinares. Os professores, em geral, avaliaram nosso trabalho dizendo ter gostado do exercício, pois esclareceu-lhes o conceito da interdisciplinaridade para usar nas salas de aula.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Anos iniciais; Formação de professores.


Referência: Gilberto Lacerda Santos é autor de “História Estranha de Eduardo Peçanha”. Ilustrações de Romont Wille. Editora Globo, 40 páginas.



[1]Bolsista do PIBID2010-IEMCI – Licenciatura Interdisciplinar em educação em Ciências, matemáticas e Linguagens-UFPA. 

[2] Docente da Licenciatura Interdisciplinar –IEMCI-UFPA; Coordenadora do Subproprojeto PIBID; E-mail: fvilhena@ufpa.br

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ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONOMICO DOS ALUNOS DA ESCOLA MADRE ROSA GATTORNO


Vera Débora Maciel VILHENA[1]- deboraestatistica@yahoo.com.br– PIBID-IEMCI-UFPA
Coordenadora: Maria de Fatima Vilhena da SILVA[2] - fvilhena@ufpa.br –PIBID-IEMCI-UFPA

RESUMO


Este trabalho tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico para o melhor desenvolvimento do projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - na escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com estudo de caso, utilizando técnicas estatísticas de análise descritiva. Como população amostral fizemos um diagnóstico com 290 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental. Madre Rosa Gattorno, localizada na Rua Augusto Correia, bairro Guamá, Belém–PA. Usamos um questionário com vinte e duas perguntas, sendo treze fechadas e nove abertas. Após tabulados os dados, os resultados apontaram que a maioria dos entrevistados tem um perfil socioeconômico baixo. Dos entrevistados, 52,76% vivem de uma economia informal, sendo que a maioria só o pai trabalha e a mãe é desempregada com Ensino Fundamental incompleto. O quadro revela que os alunos da escola parecem depender muito do trabalho dos professores para auxiliá-los em suas tarefas escolares.

Palavras chave: Séries iniciais; Perfil Socioeconômico; Estatística.





[1]Graduada em Estatística e Graduanda em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens – UFPA. Bolsista do PIBID.
[2] Doutora em Tecnologia de Alimentos. Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, Coordenadora do subprojeto PIBID- IEMCI.

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ESTUDANDO CIENCIAS COM OS BICHOS DE JARDIM


Ana Paula Veiga Serrão[1] [ anap.serrao@hotmail.com]-
Universidade Federal do Pará-LIEMCI
Maria de Fátima Vilhena da SILVA[2]- fvilhena@ufpa.br-
Universidade Federal do Pará-LIEMCI
Teresa Elvina Florenzano Imbiriba[3]-tefimbiriba@yahoo.com.br

Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
 RELATO DE EXPERIÊNCIA – 2. Ciências Biológicas e da Terra

Resumo: Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço bonito, vivo, cheio de plantas e bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Permite valorizar e conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito e preservação. Com este sentido este trabalho teve os objetivos de ensinar ciências de modo interdisciplinar, identificando os animais e agrupando-os por suas semelhanças externas. O trabalho fez parte da proposta do PIBID. Foi desenvolvido numa sequência de aulas com crianças da educação infantil da Escola de Aplicação da UFPA. Visitamos o jardim e o bosque da escola onde observamos quais bichos ali existia. Com auxílio de lupas as crianças identificaram as partes externas muito pequenas dos bichos. Dos resultados da experiência foram construídas histórias sobre os animais estudados e coletado; as crianças organizaram uma ‘coleção’ dos bichos de acordo com as diferenças e semelhanças observadas. A atividade foi muito produtiva porque trouxe informações para as crianças relacionadas ao conteúdo de ciências e proporcionou a interação delas com o meio ambiente, auxiliando na aprendizagem e motivando a sensibilização e respeito à fauna que ali parecia ser despercebida.  
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PALAVRAS-CHAVE: bichos de jardim, natureza, educação infantil.

  


[1] Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens - LIEMCI– Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará; Bolsista do PIBID-IEMCI.

[2] Doutora em Tecnologia de Alimento -Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade. Federal do Pará; Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMC; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM

[3] Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas- Docente da Escola de Aplicação da UFPA- Supervisora do PIBID- IEMCI-UFPA
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ESTUDANDO ANIMAIS DA AMAZÔNIA NA PRÉ-ESCOLA

Antonia dos Santos Corrêa[1]- antoniacorrea@ymail.com - UFPA
Maria de Fátima Vilhena da Silva[2]- fvilhena23@gmail.com - UFPA
Rita de Kassia Ribeiro[3]- ritakribeiro@hotmail.com.br – UFPA

Agência de Financiamento: CAPES
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. Ciências Humanas

 Resumo: Apresentamos resumo de aula que fez parte das atividades desenvolvidas no PIBID-IEMCI-UFPA. A prática docente teve como objetivo estudar sobre animais encontrados na Amazônia. Ocorreu com uma turma de 16 alunos cuja idade varia entre 4 e 5 anos, pré-escolar II da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Primeiro, houve um dialogo da professora da turma com os alunos sobre o que aconteceria na sala ambiente. A professora solicitou a todos que ouvissem a bolsista atentamente acerca dos animais. As crianças já haviam visto o assunto antes, mas aquele momento servia para tirar-lhes as dúvidas. A bolsista explicitou o jogo a ser utilizado - uma trilha de animais. O jogo tinha por regra: vencia quem chegasse ao fim da trilha, respondendo às perguntas e curiosidades relacionadas aos animais. Duas alunas da 2° série da escola caracterizadas de macaco e arara; uma estagiaria caracterizada de jacaré e 1 aluna do 2° série vestida de arvores, apresentaram informações preliminares sobre os mesmos. Iniciamos a trilha com 4 grupos de quatro alunos, os quais avançavam a quantidade de casa indicada pelo dado. O resultado mostrou que 12 alunos conseguiram chegar ao final da trilha sem dificuldades, 4  alunos tiveram dificuldades em ler e identificar  as informações ao lado de cada animal. Concluímos que a aula possibilitou a interação das crianças em meio ao momento lúdico e aprendizagem de conceitos de ciências; proporcionou também a elas adquirirem informações sobre outros  animais - anta, garça, onça, tucano, típicos na Amazônia, bem como a identificação de algumas características destes. Além disso, os alunos aprenderam se divertindo com a experiência dos animais, ali caracterizados, e com a aprendizagem obtida por meio da trilha.

Palavras chave: animais, pré-escola, jogos, lúdico.




[1] Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBID 2009-IEMCI.  Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
[2]Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM.
[3] Professora colaboradora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Pará

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A LEITURA DE HISTÓRIA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS


Sheyla Fátima Rodrigues Tavares[1] - tavaresshe@yahoo.com.br UFPA
Maria de Fátima Vilhena da Silva[2] fvilhena23@gmail.com - UFPA
Iracema Liz Gadelha[3] - iracemalizgadelha@hotmail.com – SEDUC-PA

Agência de Financiamento: CAPES
RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. Ciências Humanas

Resumo: A leitura de histórias infantis é importante no desenvolvimento cognitivo da criança, pois age como um dos facilitadores nos processos de aprendizagens. Neste relato apresentamos a prática de leitura de literatura infantil. Objetivamos oportunizar ao aluno o desenvolvimento do gosto pela leitura, de modo que ele possa descobrir nela uma forma de elaboração de novos pensamentos, expressar emoções, sentimentos, e ampliação da visão de mundo. O projeto da sequência didática foi desenvolvido em três aulas, com 34 alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado do Pará, situada no Bairro do Guamá, em Belém-Pará. Incentivamos os alunos a lerem o livro infantil “As Férias da Bruxa Onilda” e aproximar os assuntos veiculados na história a conteúdos de ciências. Durante as leituras dos alunos observamos quais conhecimentos da linguagem escrita possuíam. Muitos alunos mostraram dificuldades para ler. Mas, o resultado foi positivo no sentido de integrar conceitos de valores e da disciplina ciências de forma esclarecida com atividades práticas. A experiência com a literatura infantil nos anos iniciais mostrou ser um caminho para levar a criança a gostar de ler, demonstrar afetividade, elementos importantes para o convívio social na escola. Ficou claro que é importante para a formação da criança e o desenvolvimento de diferentes aprendizagens ensinar-lhes a  saber ler, ouvir e contar histórias. Logo, saber ler é um meio de aprender e de entrar em contato com o mundo real e da imaginação.
Palavras-chave: Ensino fundamental, Leitura,  Literatura Infantil.




[1]   Bolsista do PIBID2010-IEMCI – Graduanda do Curso Licenciatura Interdisciplinar em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens-  Instituto de Educação Matemática e Científica –IEMCI- da Universidade Federal do Pará-UFPA. 
[2]    Docente do IEMCI-UFPA; Coordenadora do Subproprojeto PIBID; Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação patrimonial Ambiental – IEMCI-UFPA
[3] Supervisora da Escola de Ensino Fundamental Madre Rosa Gattorno – Colaboradora do PIBID-IEMCI-UFPA. 


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OS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO ESCRITA


Franciele Andrade dos Santos[1]- franc13l3_@hotmail.com- UFPA-IEMCI
Maria de Fátima Vilhena da SILVA[2]- fvilhena@ufpa.br- UFPA_IEMCI
Nilza Santana Rodrigues[3]- UFPA- Escola de Aplicação

Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica
RELATO DE EXPERIÊNCIA- 3. Ciências Humanas


Resumo: Adição e subtração é um tema que exige desafios aos alunos e professores para tratar nos anos iniciais. Os conhecimentos prévios podem ser um mecanismo facilitador nas aulas de matemática, para a aprendizagem sobre subtração e adição. Este trabalho tem o objetivo de relatar aulas de matemática na turma do 1º Ano/9 que tinha como foco os algoritmos da adição e da subtração. O assunto foi desenvolvido em duas aulas. Iniciou com contação da história dos números, seguida de revisão acerca do sistema de numeração posicional, leitura dos números, diferenciação de números ímpares e pares. Também utilizamos dicionário matemático, cartaz contendo palavras que davam sentido de somar e subtrair. Em seguida foi distribuído a cada aluno uma folha com tarefas que identificavam os algoritmos da adição e da subtração de acordo com os conhecimentos prévios dos alunos. Os objetivos foram atingidos por grande parte dado que a maioria dos alunos aprendeu a interpretar e resolver as questões. Os resultados mostraram que foi além do esperado, pois eles atingiram o nível de compreensão escrita dos algoritmos. Mesmo estando há curto período na turma, a bolsista percebeu necessidade de trabalhar mais com o assunto, principalmente, pela dificuldade que alguns alunos apresentaram nas interpretações das questões matemáticas, no processo de leitura compreensiva, e no reconhecimento dos símbolos matemáticos. O apoio das professoras nas orientações quanto ao uso do material, a didática e o estudo teórico foram importantes na condução da iniciação à docência nessa atividade.

Palavras chave: Ensino de matemática; Adição, Subtração.



Agradecimentos: Agradecemos à Supervisora do PIBID, profª Teresa Elvino Florenzano Imbiriba e ao prof. Francisco Hermes pelo apoio nas orientações das atividades.



[1] Bolsista PIBID-IEMCI; Graduanda da Licenciatura em Educação em Ciências, matemáticas e Linguagens- UFPA
[2] Coordenadora do Sub-Projeto PIBID-IEMCI, Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA
[3] Professora colaboradora do PIBID-IEMCI

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Benedito do Nascimento VIEIRA [1]
Maria de Fatima Vilhena da SILVA[2]
 Tereza Elvina Florenzano IMBIRIBA[3]
Kátia da silva MESQUITA[4]


Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica

RESUMO

O tema inclusão escolar é uma preocupação desde os discentes aos docentes mais experientes. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar experiências de inclusão na iniciação à docência, por meio do PIBID. A experiência ocorreu na Educação Infantil na Escola de Aplicação da UFPA cujo foco está voltado para o acompanhamento de duas crianças com necessidades especiais e com síndromes diferentes – autismo e hiperatividade. Com o auxílio da professora de sala de aula foram desenvolvidas atividades lúdicas que favorecesse integração e interação social daquelas crianças que dificilmente participavam nas aulas. Os resultados das experiências mostraram que as atividades educativas em conjunto com todas as crianças da sala possibilitaram incluir as crianças com necessidades educativas especiais. Enquanto iniciante na docência, muitas dificuldades surgiram para lidar com o problema, mas o encorajamento, as orientações, auxílios dos professores mais experientes, os estudos sobre o assunto e o planejamento das aulas foram fundamentais para promover a superação das dificuldades e a inclusão das crianças com síndromes ao grupo em geral.

Palavras-chave: Educação especial; Atividades lúdicas; Inclusão em sala de aula.






[1] Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBID 2009-IEMCI. E-mail: [ benediton.v@gmail.com ]. Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
[2] Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM. Email: fvilhena23@gmail.com
[3] Professora Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
[4] Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará

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COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL                       

Franciele Andrade dos Santos[1]- franc13l3_@hotmail.com- UFPA-IEMCI
Maria de Fátima Vilhena da SILVA[2]- fvilhena@ufpa.br- UFPA_IEMCI


Resumo: Promover a discussão de valores e o questionamento em relação à aceitação de si mesmo e dos outros é uma questão de respeito mútuo, e prepara as crianças para aceitar as diferenças. O trabalho realizado na turma Pré-II-C, contou com 18 alunos, sendo desenvolvida em quatro aulas. A atividade iniciou com uma roda de conversa, estimulando um de cada vez a contar aos colegas qual história que mais gostam de ouvir e ler em casa e por quê? A maioria deles disse que adoram gibis. Depois desse diálogo, apresentei diversos tipos de livras de histórias aos alunos, as informações contidas na capa e no seu interior exploraram o texto possibilitando o diálogo, e uma delas o livro da Centopéia, Centoleta e Borbopéia trabalhando com os alunos as informações contidas na capa e no seu interior, exploramos o texto possibilitando o diálogo para ser trabalhado o gênero, a entonação da voz, a imaginação e a escrita, promovendo assim, discussão com os alunos a respeito da leitura (história) apresentada. Feito isso, com algumas palavras retiradas do livro, essas foram utilizadas na pescaria de palavras, cada aluno com uma varinha de bambu, pescava uma palavras e com a ajuda dos colegas decifrava para ser feita a leitura, depois sua construção com o alfabeto de Eva, montava a palavra, separava as vogais das consoantes e dizia de quantas letras era constituída a palavra. Para essa atividade, utilizamos o livro, varas de bambu, serragem, uma caixa de papelão e peixe de cartolina. Os alunos superam os objetivos, pois participaram das discussões e assimilaram com êxito as atividades realizadas. A cada experiência em sala de aula e com público diferente, percebi o quanto tenho aprendido. As crianças têm um grande avanço na apropriação da escrita, no reconhecimento das letras, leitura e construção das palavras quando estas são passadas de forma significativa.


Palavras chave: Ensino Infantil, Apropriação da Leitura e da Escrita e Aprendizagem Significativa.






[1] Bolsista PIBID-IEMCI; Graduanda da Licenciatura em Educação em Ciências, matemáticas e Linguagens- UFPA
[2] Coordenadora do Sub-Projeto PIBID-IEMCI, Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA

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CUIDADOS COM AS PLANTAS – UM MEIO DE MOTIVAÇÃO NA ESCOLA


Antonia dos Santos CORREA[1] - antoniacorrea@ymail.com – PIBID-IEMCI-UFPA
Coordenadora: Maria de Fátima Vilhena da SILVA[2]

RESUMO


O tema surgiu para envolver mais os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Madre Rosa Gattorno no projeto “Jardinagem e Paisagismo no ambiente escolar” desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do IEMCI-UFPA. O objetivo foi motivar os alunos para obter atenção e permanência do projeto na escola. As estratégias de motivação foram palestra e aulas. Abordamos conceitos e técnicas de cuidados que devemos ter com as plantas, utilizamos textos informativos e executamos atividades práticas. Tivemos resultados satisfatórios, pois o diálogo motivou a exposição das experiências pessoais dos alunos e muito envolvimento em todas as fases do projeto. Os alunos cientes dos problemas e das técnicas demonstraram interesse, participação e se comprometeram a cuidar das plantas que plantaram na escola. A experiência oportunizou aos bolsistas valorizar o planejamento, a regência de classe e integrar saberes sobre a temática meio ambiente.

Palavras-chave: cuidados com as plantas; motivação; jardinagem e paisagismo escolar.

Financiamento: CAPES



[1]Bolsista do PIBID2010-IEMCI – Licenciatura Interdisciplinar em educação em Ciências, matemáticas e Linguagens-UFPA. 
[2]Docente da Licenciatura Interdisciplinar –IEMCI-UFPA; Coordenadora do Subproprojeto PIBID; E-mail: fvilhena@ufpa.br
Andreza Helena Antunes Docente da Escola Madre Rosa Gattorno- andrezantunes@hotmail.com

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UMA SUPERAÇÃO EM SALA DE AULA COM MUITOS APRENDIZADOS


Benedito do Nascimento Vieira1 –  [ benediton.v@gmail.com ].
 Universidade Federal do Pará
Maria de Fatima Vilhena da Silva²- fvilhena@ufpa.br
Universidade Federal do Pará
Tereza Elvina Florenzano Imbiriba³- tfimbiriba@yahoo.com.br
Universidade Federal do Pará

Agência Financiadora: CAPES/MEC/Educação Básica

RELATO DE EXPERIÊNCIA – 3. CIÊNCIAS HUMANAS


Resumo: Trabalhar em sala de aula com crianças especiais é uma tarefa que exige dedicação, estudo e muita sensibilidade no exercício docente. O principal objetivo deste relato de experiências é apresentar alguns desafios no trato com crianças normais e especiais no processo de iniciação à docência, no PIBID. As atividades aconteceram na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, numa turma de Educação Infantil no período letivo de 2011. As atividades consistiram em fazer com que todas as crianças  interagissem nas brincadeiras, jogos, passeios, leituras e outras atividades. O trabalho contava com uma equipe multidisciplinar: professora orientadora, supervisora do PIBID, coordenação da educação infantil e professora da sala de aula.  As atividades, em geral, contavam com ludicidade a fim de chamar a atenção das crianças e conseguir integração principalmente daquelas que apresentavam comportamentos diferentes ou dificuldade de aprendizagem. A diversidade das estratégias e o atendimento individualizado às crianças especiais promovia nelas interesse em participar com o grupo. As orientações, a criatividade e os estudos sobre inclusão e transtorno no desenvolvimento global contribuíram muito para o aprendizado do bolsista e o desenvolvimento dos alunos. Ao final do ano de 2011 os resultados foram positivos. As crianças especiais foram incluídas e se incluíram com e no grupo. Os familiares perceberam o quanto seus filhos se desenvolveram e se incluíram em sala de aula. Além disso, o aprendizado como iniciante na docência ocorreu com os próprios obstáculos que desde cedo foram os grandes desafios.

Palavras-chave: crianças especiais, superação de obstáculos e aprendizagem.



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1Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBID 2009-IEMCI.  Estudante de graduação da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências Matemáticas e Linguagens – Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará.
2 Coordenadora do subprojeto PIBID2009-IEMC; Docente do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas- Universidade Federal do Pará; Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Educação Patrimonial Ambiental – GEPAM. Email: fvilhena23@gmail.com
3 Professora Supervisora do PIBID na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

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BOLETIM INFORMATIVO- UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PIBID NA UFPA


Vera Débora M. Vilhena[1] deboraestatistica@yahoo.com.br
Kamila Dias da Siva[2]  kamila_dias22@hotmail.com
Maria de Fatima Vilhena da Silva[3]
Universidade Federal do Pará-Instituto de Educação Matemática e Científica

Agência Financiadora: CAPES

RESUMO

O Boletim Informativo eletrônico é uma inciativa do PIBID-IEMCI que surgiu com o objetivo de divulgar atividades realizadas nas escolas parceiras do Programa e no Instituto de Educação Matemática e Científica onde acontece a Licenciatura Integrada da qual fazem parte os bolsistas. É editado e supervisionado pela coordenadora do subprojeto PIBID-IEMCI, com responsabilidade das reportagens e postagem dos bolsistas. Sua edição é bimestral. As matérias contam com textos resumidos, entrevistas com profissionais especializados, participação de diretores, professores e estudantes das escolas e da Licenciatura da UFPA. Os eventos como exposições, campeonatos, minicursos, aulas, palestras, oficinas são divulgadas, buscando incentivar ainda mais a realização de atividades acadêmicas. Por meio do Boletim Informativo estudantes e professores da Licenciatura tem facilitado o acesso aos acontecimentos do PIBID-IEMCI e na Universidade especialmente no Instituto IEMCI. A postagem no site da UFPA/IEMCI é um estímulo e um mecanismo de integração de pessoas e entre os espaços educativos fora e dentro da academia. Alunos e professores perceberam que utilizar essa mídia é instrumento de leitura e escrita acerca de questões relacionadas a conhecimentos da área de ciências, matemáticas e linguagens e tem provocado nos ingressantes do curso, procura em participar de atividades dos nossos projetos. O ato de compartilhar resultados do PIBID despertou nos estudantes aumento no interesse de divulgação dos trabalhos relacionados à Educação. Essa experiência é considerada pelas participantes do Projeto uma das melhores experiências de integração no Programa, posto que é possível aproximar pessoas, divulgar e disseminar conhecimentos e experiências de todos os envolvidos pela qualidade da educação.

Palavras-chave: mídia eletrônica, integração, PIBID, divulgação, disseminação.



[1] Graduada em Estatística e Graduanda em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens – UFPA. Responsável pelas matérias e postagens no site.
[2] Graduanda em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens – UFPA. Responsável pelas matérias e postagens no site.
[3] Coordenadora do Projeto Boletim Informativo, responsável pela edição e supervisão das matérias publicadas; Docente do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA – IEMCI-UFPA; Coordenadora do subprojeto PIBID-IEMCI

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