domingo, 21 de agosto de 2011

LICENCIATURA DA UFPA INTEGRA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA COM LINGUAGEM E ESTUDOS SOCIAIS




      O desenvolvimento de uma sociedade está ligado diretamente com a qualidade da educação que esta recebe. E o começo de tudo está na Educação Básica (no Brasil, divide-se em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), foco principal do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML), do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI).
 
      A Licenciatura é voltada para a formação inicial de profissionais de Educação em Ciências e Matemática integrada à Linguagem e aos Estudos Sociais, destacando-se “como o primeiro curso dessa modalidade no Brasil”, de acordo com a apresentação no site do IEMCI. Criado em 2009, o curso receberá a sua segunda turma com o PSE-2010, habilitando os egressos a atuarem, ao final da graduação, como professores dos anos iniciais do ensino fundamental e em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a ingressarem em cursos de pós-graduação de áreas afins.
 
      Sua estrutura curricular está organizada em Eixos Temáticos, fato este que o distingue de outros cursos de licenciatura, que são organizados por disciplinas. Tais Eixos se articulam em temas e assuntos que serão desenvolvidos por meio de atividades didático-pedagógicas diversificadas, envolvendo teoria e prática a partir de exposições, palestras, estudos de casos, seminários, oficinas e outros.

      Além disso, incluem-se nesta organização teórico-metodológica de ensino as práticas pedagógicas antecipadas à docência, como os estágios e as atividades complementares, como a possibilidade do graduando participar do Clube de Ciências da UFPA, projeto existente há trinta anos que congrega ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo atividades de Iniciação Científica infanto-juvenil.

      Para o diretor adjunto da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI), Wilton Rabelo Pessoa, “tais atividades diferem das disciplinas usuais, porque são organizadas de forma a incluir a realização de outras atividades subseqüentes programadas e programáveis ao nível da prática

      Texto: Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
no endereço: www.ufpa.br

      O QUE VOCÊ ACHA QUE ESTE CURSO PODE MELHORAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO PARÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário